domingo, 7 de agosto de 2011

Todos no mesmo barquinho

A palavra de ordem de hoje é SOLIDARIEDADE!

E não, esse post não é patrocinado pelo Criança Esperança, ou com objetivo de promover alguma ação social, só é mais uma reflexão minha sobre o ambiente de trabalho.

Uma das definições de solidariedade no dicionário, é dependência mútua entre os homens, e vejam só que incrível, é a mais pura verdade sobre a realidade corporativa.

Não consigo entender qual a dificuldade das pessoas em perceber que dentro de uma empresa todos estão no mesmo barco, ou seja, se afundar, vai todo  mundo junto.

Sempre tive a "veia" comercial, portanto, concordo plenamente com a competição interna entre os profissionais, mas venho percebendo que a linha entre competição saudável e a vontade de detonar o coleguinha, é bastante tênue.

Quem trabalha vai entender bem o que vou dizer, passamos maior parte do nosso dia com o pessoal lá da empresa, certo? Então, o melhor a fazer é tornar essa convivência o mais harmônica possível.

Eu, particularmente,não tenho nada a reclamar dos meus colegas de trabalho, fiz até bons amigos já, desde a época da Amcham até hoje na EBM.

Mas se tem uma coisa que me irrita é quando vejo que as pessoas esquecem da solidariedade (dependência mútua entre os homens) dentro do escritório, ou então quando a grosseria começa a aparecer...aí é pior ainda. E olha que não sou a mais delicada das pessoas e nem por isso ajo com grosseria de graça.

Enfim...Quando eu crescer quero poder olhar pra trás e ver que ajudei várias pessoas e ter as portas sempre abertas nos lugares onde passei. Quero também, que as pessoas me ajudem, pra mim isso é um dos maiores sinais de um bom líder, saber que existem pessoas que se esforçam por você.

E pra terminar, fica a dica, que achei no site http://www.saiadolugar.com.br/

Você nunca sabe quando pode acabar trabalhando novamente com pessoas do seu passado, então aja sempre com respeito e profissionalismo. Caminhos se cruzam na hora e nos lugares que menos poderíamos esperar.

Um comentário:

  1. Heeeeeeeeeeeeeeeeeeensga.....
    Eu sei bem o que é um "coleguinha" querendo puxar o seu tapete.... área de vendas é isso aí.....
    Stella

    ResponderExcluir